Catchup Caseiro

catchup caseiro
Aqui em casa o papai é fã de catchup e os meninos também começaram a entrar nessa onda. Eu confesso que também gosto, mas controlo o uso porque não acho saudável. Eu já tinha visto algumas receitas caseiras mas elas exigiam muitos temperos e eu nunca me animei em fazer. Um belo dia estava assistindo a um programa de culinária quando o apresentador fez um catchup e pra minha felicidade era muito fácil! A curiosidade me fez testar a receita junto com os meninos e fiquei impressionada e muito feliz porque de fato tem gosto de catchup! Demora um pouco no fogo, até todo o líquido evaporar, mas vale a pena. A única alteração que fiz na receita foi tirar a pimenta, por causa das crianças e acrescentei no lugar um pouco de molho inglês. No programa de tv o catchup foi usado como base de um molho barbecue, que eu também fiz e ficou muito bom! Vou compartilhar com vocês a receita e nossa grande descoberta, a de que somos capazes de fazer nosso próprio catchup em casa! 

Meus filhos são novos ainda, mas eu adoro mostrar pra eles como as coisas são feitas e dependendo da idade da criança, dá pra brincar e ensinar diversas coisas, matemática, ciências, história e principalmente a ligação dos produtos industrializados com suas matérias primas. Um dos meus filhos demorou um pouco pra experimentar porque ele não acreditava que o que tinha dentro da panela era igual ao que a mamãe comprava no mercado. Quando finalmente colocou na boca, fez uma carinha de surpresa e aprovou!
Vou copiar a receita aqui,  que é do Rodrigo Hilbert no programa Tempero de Família, disponível em: http://gnt.globo.com/receitas/receitas/como-fazer-molho-barbecue.htm


Ingredientes: 1,6kg de tomate bem maduro (aproximadamente 10 tomates); 1/2 copo americano de vinagre de vinho branco; 1 colher (chá) de sal; Pimenta vermelha (opcional) ou molho inglês a gosto e 1 ½ colher (sopa) de açúcar.

Preparo: 1-Retire a pele dos tomates e corte-os em 4 partes, removendo totalmente as sementes; 2-Coloque os tomates no liquidificador e bata bem; 3-Leve ao fogo por aproximadamente 20/30 minutos, até ficar bem grosso; 4-Num recipiente, misture o extrato de tomate, o vinagre, açúcar e a pimenta.
Está pronto! Armazene em potes na geladeira 🙂
Abraços!
Carol

2 comentários em “Catchup Caseiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s