Toda Hora é Hora de Brincar :)

Esses dias me cobrei: preciso brincar mais com meus filhos! Não é todo dia que brinco com eles, que ensino uma nova brincadeira, preciso ser mais disciplinada e separar uma hora do dia pra brincar com eles, aliás preciso até comprar brinquedos. Já sei! Vou pesquisar umas brincadeiras e preparar uma rotina da hora de brincar. 
Mas ainda bem que lembrei que no conto da rotina definida minuto a minuto eu não caio mais. Sabe, já cheguei no final do dia frustrada comigo mesma porque parecia que eu não tinha feito nada o dia todo. Minha casa estava uma bagunça, a pia cheia de louça e pior, eu nem tinha conseguido separar meia hora pra brincar com meus filhos. Daí eu pesquisei na internet uma forma de ser uma dona de casa mais organizada. Gente, como tem mulher organizada nesse mundo! Ví um vídeo de uma moça que preparava o almoço da semana toda em duas horas e também de uma ninja em limpeza doméstica que ensinava a montar rotinas de limpeza diária super eficazes. Então tentei fazer uma rotina de limpeza para otimizar tempo e coloquei tudo na agenda do celular. De manhã eu recebia a lista das coisas que eu precisava fazer, muito legal! Mas durou uma semana e depois começou a me dar nos nervos. Que chatice! Comecei a ficar estressada com aquelas mensagens: “Limpar os banheiros, tirar o pó da sala, limpar o vidro do quarto das crianças”. Foi então que percebi que eu não estava me dando muito bem com minha chefe virtual. Na minha mente surgiam pensamentos do tipo: “eu não quero limpar o vidro hoje! Que chatice! Para de ficar me cobrando! O banheiro tá limpo, já limpei semana passada!”. Não tive dúvidas, pedi a conta e apaguei tudo aquilo do meu celular. Eu já tenho uma rotina e ela é ótima! Aqui em casa tem horário pra dormir, pra acordar e pra comer e o restante a gente encaixa no meio disso tudo e faz quando der! 
E sobre o brincar com meus filhos, eu não poderia cair no mesmo erro, programar coisas que eu não ia dar conta de fazer e tornar os momentos das brincadeiras um peso pra mim. Foi então que tive vontade de saber a opinião de quem mais entende do assunto, meu filho. Um dia estávamos abraçadinhos no sofá, íamos tirar uma soneca depois do almoço e lembrei de perguntar pra ele: “filho, que coisas que você gosta de fazer junto com a mamãe?” E ele disse: “eu gosto que você faz tinta de açafrão, que a gente foi comprar pintinhos na loja, de tomar banho de banheira, que você me deu um guarda-chuva, de assistir filme”. Não aguentei e comecei a chorar. Foi quando ele colocou as duas mãozinhas no meu rosto e me devolveu a mesma pergunta: “e você mamãe, o que você gosta de fazer junto comigo?” Nossa, me pegou de surpresa! O que eu gosto de fazer com meu filho? “Bom, a mamãe gosta de conversar com você, de cozinhar com você, de fazer pão e bolo com você, fazer fogo e cozinhar no fogão a lenha”. Depois de cada coisa que eu falava ele ainda dizia: “eu também gosto muito mamãe, de fazer isso com você”. 
O que aprendi foi que o meu conceito de brincar é diferente dos meus filhos, enquanto eu entendo que existem momentos e atividades que são de brincar, é bem provável que pra eles tudo é uma brincadeira. Fui ler um pouquinho sobre a criança e o brincar e de fato essa relação é verdadeira. Pra criança todo o tempo é tempo de brincar e é por isso que criança dança no banho, enrola pra colocar roupa, brinca com a comida no prato, porque no meio de qualquer situação elas encontram motivo, tempo e vontade pra brincar. 
E sabe o que eu também descobri? Que eu brinco muito com meus filhos e que a única regra que existe pra nossa brincadeira começar é estarmos juntos!
Incrível como buscamos resolver situações do nosso dia a dia por meio de regras e fórmulas e com isso perdemos a oportunidade de desfrutar momentos tão especias, que surgem de forma tão espontânea, na simplicidade do nosso dia a dia. 
Abraços,
Carol Piscke

12 comentários em “Toda Hora é Hora de Brincar :)

  1. Com certeza!!!!É isso mesmo. Minha filha de 4 anos ama participar das tarefas como:fazer bolo, lavar a calçada. Ela quer participar de tudo como se fosse uma brincadeira e ainda é muito detalhista. Na maioria das vezes ela é quem convida para realizar as tarefas. Agora ela está na onda de trabalho em equipe. Eu me derreto com esse vocabulário.

    Curtir

  2. Nossa Carol, a mais pura verdade estava precisando ler algo assim despretensioso, estava me sentindo péssima por não ter o tempo de sobra com Symon com a chegada da Alice. Mas os momentos q estamos juntos tento fazer tudo virar zueira e é isso q importa para eles né 🙂
    Bju Carol estou amando seus posts

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s